segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Cavalo Maluco (Crazy Horse ) 2006 - Francisco Sousa Cardoso

Seguidores de Baco,

Para o encontro de Natal tive de escolher um vinho especial e seguindo a indicação de familiares da terrinha o vinho escolhido foi o Cavalo Maluco 2006. Para quem não sabe Cavalo Maluco (Crazy Horse) foi um grande chefe Sioux que resistiu à ocupação e destruição das terras e cultura do seu povo, permanecendo fiel aos seus valores e códigos de honra, pelos quais deu a vida. Cada ano de Cavalo Maluco presta uma homenagem a uma personalidade que se identifica com esse espírito e o escolhido de 2006 foi Francisco Sousa Cardoso - Um grande criador de cavalos em Portugal.
No seu contra - rótulo lemos a seguinte frase: "Um vinho que é uma força da natureza e que presta homenagem a todos os "Cavalos Malucos", apaixonados e desassombrados, que pensam pela sua cabeça e trilham o seu caminho, com paixão pela diferença."
O vinho requer decantação já que não é filtrado antes de ser engarrafado o que faz com que possua muita  borra e resíduo, um vinho diferenciado de produção reduzida de 3000 garrafas, que mostra toda uma potência e ao mesmo tempo um toque de delicadeza, causadas pela mistura das Tourigas e da delicada Petit Verdot. Um vinho que possui um grande potencial de guarda e só deve evoluir com o tempo. Ao prová-lo deixamos uma taça com o vinho reservada para sentirmos sua evolução em contato com ar, mostrou-se totalmente diferente ... um vinho que surpreende.  O ponto negativo é o preço elevado a que chega no Brasil, já que em Portugal gira em torno de 30 euros. 


Dados do Vinho:  
                                                                    
Cavalo maluco 2006 FSC
Vinho Regional Terras do Sado
Touriga Franca/Touriga Nacional e Petit Verdot              
Álcool - 13,5%


Onde: Casa dos Frios
Preço: R$ 180,00

3 comentários: